quinta-feira, 16 de abril de 2009

E agora, qual a diferença?


GADGETS - São brinquedinhos tecnológicos, dispositivos, invenções, ferramenta auxiliar.Ex: a internet sem fio, o fone de ouvido, a câmera em cima do micro, celulares, ipods, iphones, pen drives, mp4 players, etc.Na internet, Gadgets são conhecidos por oferecer serviços agregados para os sites dos usuários através de um bloco de códigos. Um gadget também pode ser agregado ao seu Sistema Operacional, ao exemplo do sidebar do Windows Vista.

WIDGETS - Pode ser a fusão entre windows (janela) e gadget. É um componente com interface gráfica (botões, menus, janelas, ícones...) e que permite adicionar ao sistema operacional uma funcionalidade específica.Ex: widgets de relógio, previsão do tempo, calendário, agenda, etc.Os widgets são de dois tipos: de baixo nível e de alto nível. Estes objetos são facilmente encontrados em bibliotecas de desenvolvimento (toolkit) ou em frameworks.

DIFERENÇA - Numa visão mais esclarecedora, widgets são os componentes agregados a um sistema operacional e gadgets são os dispositivos eletrônicos ou blocos de códigos a serem incorporados às páginas web. Para ser mais esclarecedor ainda, gadgets seriam apenas dispositivos eletrônicos (itens de hardware) e widgets seriam quaisquer componentes que pudessem ser agregado a uma página da internet ou a um sistema operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário