sexta-feira, 8 de maio de 2009

Marketing Viral



"O marketing viral ou publicidade viral é uma técnica de marketing que explora redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponeciais de conhecimento de marcas, serviços ou produtos. Isso através de processos similares a expansão de uma epidemia".

Nesse tipo de campanha a idéia é que as pessoas passem e compartilhem conteúdos de forma espontânea. Esta técnica é patrocinada por uma marca que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais são geralmente divertidos videoclips, jogos interativos, imagens, wallpapers, ringtones ou textos, que por serem interessantes são reenviados ou indicados a outras pessoas, amigos e familiares.

Esta ferramenta torna-se barata por ter grandes possibilidades de ampliação e multiplicação do público atingido rapidamente e de forma gratuita. Já que ocorre fora dos meios tradicionais de propaganda. Para isso, é necessário ter um vírus de idéia que motive esse tipo de reação no público.

Um exemplo de marketing viral é a ação desenvolvida para o candidato a governador dos Estados Unidos, John Smith. Nesta ação era enviado um convite via bluetooth para o eleitor se cadastrar no site do candidato e receber um e-mail em forma de vídeo no qual o candidato saudava e apresentava seu plano de governo de forma personalizada ao eleitor.

Um comentário:

  1. Tudo para chegar mais perto do consumidor, que legal. Pena que tenha gente que, talvez por façlta de ética, utilize esta ferramenta de forma a manipular opiniões.

    Super legal seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir